• 21 99413-3037 21 3217-5189 / 21 2573-9310
  • contato@cursoinvista.com.br
  • Área do Aluno

Apontar o eletrodo de tugstênio, sim ou não e qual é a necessidade.

 É realmente importante “afiar” o eletrodo?

Mas esta classificação é a mesma da soldagem GMAW (MIG-MAG)?

A forma da ponta do eletrodo é um item fundamental a ser observado na soldagem TIG e há uma variedade de preparações de conformidade com as aplicações.Assim, com soldagem em CA os eletrodos de tungstênio puro ou tungstênio com zircônio tem uma ponta arredondada.Na soldagem em CC os com tório, cério ou lantânio são normalmente empregados com a ponta esmerilhada e com vários ângulos. Utilizam-se várias geometrias, que afetam de forma diferente a forma e tamanho do cordão.Independente da geometria da ponta do eletrodo é importante que seja mantida conforme o procedimento de soldagem estabelecido. A mudança na geometria influencia nas características de arco, penetração, tamanho e forma do cordão, e, portanto, a configuração da ponta é uma variável que deve ser analisada durante o estabelecimento  do procedimento de soldagem.Normalmente obtém-se a geometria adequada por esmerilhamento ou com a técnica de “bailling” ou ainda por ataque químico.

VARIÁVEIS DO PROCESSO TIG

– da distância entre o eletrodo e a chapa

– da corrente de soldagem

– do tipo de gás de proteção

– da forma da ponta do eletrodo

– da pressão do ar ambiente

Os sistemas mecanizados oferecem um bom controle da voltagem do arco, porém no manual é difícil de controlar.O comprimento do arco é uma variável importante e afeta a largura da poça de fusão e com menos intensidade a penetração e a proteção gasosa. Na maioria das aplicações é preferível manter um comprimento de arco mínimo.A voltagem pode ser afetada por contaminantes seja da peça,seja do material de adição. Esse efeito é notado principalmente em correntes de soldagem baixas, (<75A). Assim, ajustar a voltagem é uma forma de controlar o comprimento do arco,desde que outras variáveis tenham sido pré-determinadas.

Mas não foi afirmado anteriormente que o eletrodo de tungstênio não é consumível?

O eletrodo de tungstênio (W) não é consumido durante a soldagem porque ele não se funde nem incorpora à junta,como por exemplo quando o eletrodo é metálico (nos processos eletrodo revestido, MIG ou arame tubular, entre outros).Mas obviamente o eletrodo sofre desgaste e é consumido com o tempo.tipo de eletrodo a ser utilizado depende do tipo de material a ser soldado e das características específicas do processo sendo que o principal é que permaneça “afiado”.Existem eletrodos de tungstênio puro ou ligados com Cério,(Ce), Lantânio (La), Tório (Th) ou Zircônio (Zr).